Pratica o elogio





O elogio tem uma capacidade fabulosa. Faz bem ao ego, à nossa auto-estima e condiciona a maneira como vemos os outros e lhes reagimos.
Imaginemos a situação: é segunda-feira de manhã, acordamos tarde, nada do que vestimos parece assentar bem, o cabelo decidiu ficar com umas madeixas espetadas e não há forma de o domar, a maquilhagem esfarelou e o relógio não pára. Saímos de casa a parecer um alien que despenhou a nave, no entanto, quando chegamos ao escritório a nossa colega diz que o nosso penteado está óptimo e nos fica a matar. Em poucos segundos, o dia que começou tão mal, tornou-se logo melhor, pois basta ouvir um pequeno elogio logo pela manhã, para que o dia nos corra de feição e nos sintamos mais confiantes. É verdade, uma simples observação como esta tem o poder de nos transformar o dia!
Um elogio é um bálsamo para a alma e incentiva-nos a melhorar a nossa relação com os outros. Quem é que não gosta de sentir o seu valor reconhecido?
Mostrarem-nos que somos importantes e apreciados, estimula-nos a sermos cada vez melhores, mas, infelizmente, são poucas as pessoas que elogiam as outras. Vivemos numa sociedade critica, cheia de juízos de valor e pouco tolerante. Todos os dias há alguém a avaliar o que dizemos e como nos comportamos, sempre à espera de um erro ou de uma falha para apontar o dedo, negligenciando o que temos de bom. Tem dias em que me sinto numa ditadura de Salazar com a PIDE sempre à perna: tenho de seguir o rebanho e concordar com tudo, senão sou exilada, sem oportunidade de defesa.
Agora, não basta elogiar só por elogiar. É preciso saber fazê-lo, pois aquele que elogia tudo e todos, não passa de um lambe botas. Os elogios só são benéficos se forem adequados e verdadeiros, quando assentam em feitos ou características reais e devem ser feitos de imediato, pois elogios fora de tempo perdem a eficácia.
O elogio feito em público ganha uma dimensão ainda maior e a pessoa que o expressa claramente e sem receio, ganha também a admiração dos demais. Conclusão: Assim como as criticas só geram confrontos e mau estar, os elogios fazem bem não só a quem os recebe mas também a quem os faz. Quando há espaço para se elogiar e ser elogiado, as pessoas sentem-se estimadas e felizes, ganhando imediatamente qualidade de vida.
Queres mesmo continuar a criticar?

You May Also Like

4 comentários

  1. deve ser por isso que todos me gramam, eu elogio publicamente e sem vergonhas , as vezes até me dou mal pois elogio homens e já sabes, não há criaturas mais convencidas que os miúdos hihihihihhhih
    beijinhos ,adoro sempre os teus artigos, será um elogio banal? olha que é verdade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hehehehehe. Obrigada :) Fico muito feliz por saber disso. Bom fim de semana. Beijinho

      Eliminar
  2. Um elogio sabe sempre tão bem! :)
    Eu não tenho problemas em elogiar as pessoas (quando elas merecem) até porque é como tu dizes um elogio faz maravilhas.

    Beijinhos e bom fim de semana Sandra, a jeitosa que sabe escrever muito bem! ;)

    ResponderEliminar