Amizades online



O Facebook veio revolucionar as relações de amizade e até as amorosas. A Internet, usada com sensatez, pode abrir um mundo de novos amigos casuais e também chegados. Poupa tempo no que se refere a manter o contacto com as pessoas e ajuda-nos e encontrar amigos que deixámos de ver ao longo do tempo. Eu própria, encontrei no facebook amigos de infância e de escola que já não via e não sabia nada deles há anos. Também me ajuda a manter contacto com amigos que, por alguma razão ( casamento, trabalho, etc... ), passaram a ter restrições em matéria de tempo. Ou seja, o Facebook ajudou-me a preservar muitas amizades que, de outra forma, não me permitiria manter o contacto. Assim como, já me fez perder algumas....
Agora posso acompanhar as suas vidas pelo que publicam diariamente nas redes sociais e posso falar com eles pelo chat, enquanto faço a minha vidinha do dia-a-dia e sem ter de me deslocar para os encontrar.
Obviamente que nada substitui a presença habitual de um amigo, o facto de podermos fazer programas juntos e falarmos cara a cara, só que o mundo anda tão rápido que muitas vezes se torna impossível o contacto pessoalmente e permanente.
As amizades online, aquelas amizades novas que vamos fazendo acabam por ser gratificantes e algumas até se tornam reais. Mas, como tudo na vida, há sempre prós e contras!
Convém sempre protegermo-nos de potenciais perigos e ter muito cuidado com o que publicamos ( olhem o caso do Marc Jacobs, ganda maluco ), nunca se sabe quem está do outro lado do ecrã.
- Não partilhes online pensamentos e informação íntima ou confidencial. Lembra-te que, depois de publicada, é quase impossível proteger a informação. Nada é realmente "confidencial".
- Isso também vale para o que escreves no chat para os teus amigos. Falo por experiência própria: já escrevi coisas no chat para uma amiga íntima e, de repente, essa amiga deixou de ser íntima e achou por bem partilhar o que eu lhe escrevi, magoando terceiros.
- Se desejares encontrar um amigo online pessoalmente, toma as devidas precauções. Isso inclui marcar o encontro num sitio público e não dar qualquer informação pessoal até saberes exactamente com quem estás a lidar.


Basicamente, não publiques, nem escrevas no chat, ou por sms ou email, whatever, NADA que não gostarias de ler no jornal na manhã seguinte!


You May Also Like

0 comentários