Vamos dançar?




Sou preguiçosa, é um facto. Como tal, odeio fazer exercício físico. Infelizmente. A mim nunca vão ver a correr no parque ou a andar de bicicleta. Nunca me vão ver num ginásio a fazer abdominais e a levantar pesos, até porque detesto ambientes de ginásio e gente fedorenta. Mas gosto de dançar....


São muitos os estilos e combinações da dança e todos possuem em comum a promoção da saúde física e mental. Os benefícios de dançar são imensos -  terapêuticos, culturais, sociais e educacionais.
A dança age involuntariamente na pessoa que a pratica, fazendo com que haja foco no movimento, desempenho, ritmo e percepção do corpo, influenciando o aumento da auto estima, pois durante esse tempo as preocupações são apagadas da nossa cabeça. É também, uma das actividades mais democráticas e que possibilita a participação de qualquer pessoa.
Em homenagem ao dia mundial da dança que se comemora hoje, desafio-vos a dar uns passinhos de dança, revelando todos os seus benefícios - tanto no corpo como na mente - se praticada regularmente:


Combate a obesidade e o excesso de peso
Dançar queima calorias e combate o sedentarismo. A quantidade de calorias que se queima varia de acordo com o tipo de dança praticada.

Faz bem ao coração
Cada vez que dançamos, estamos a fortalecer o sistema cardiovascular. A dança, quando praticada regularmente, ajuda a diminuir o ritmo cardíaco, a pressão arterial e o nível de colesterol no sangue.

Fortalece o sistema muscular
Melhora a postura e diminui as dores de costas, uma vez que também melhora a flexibilidade. Dependendo do tipo de dança que praticares, irás fortalecer diferentes tipos de músculos e articulações.

Faz bem à memória
Segundo uma pesquisa publicada na revista "New England Journal of Medicine", dançar pode melhorar a memória e prevenir a demência. Esse mesmo estudo revelou que pessoas com Alzheimer são capazes de lembrar de factos esquecidos quando voltam a dançar as músicas de quando eram jovens.

Melhora o equilíbrio
A prática regular favorece a coordenação motora e o corpo passa a movimentar-se com mais ritmo e agilidade.

Combate o stress
Dançar diminui a tensão muscular e proporciona um relaxamento dos músculos. Por isso, acaba por funcionar como uma válvula de escape em que toda a tensão acumulada é libertada.

Proporciona felicidade
Dançar diverte. É uma forma de terapia. Se observares uma pessoa enquanto ela dança, certamente verás um grande sorriso no seu rosto.

Vamos dançar?



Para quem é de Oliveira de Azeméis, não se esqueçam de ir assistir ao espectáculo de dança da Meia Ponta esta noite às 21h30m, no Cine Teatro Caracas.

You May Also Like

2 comentários