Friccionar a moeda na máquina de tabaco ajuda?




Existe um fenómeno algo estranho que se pode observar junto às máquinas de tabaco: rastos de fricções junto à ranhura das moedas. Muitas pessoas acreditam que ajuda esfregar a moeda na máquina antes de a introduzir na ranhura.
Não há qualquer explicação de que a moeda friccionada seja aceite pela máquina e assim foi feito um teste prático com cem moedas usadas. Primeiro, as moedas foram introduzidas sem serem friccionadas: de cem moedas, quatro não foram aceites pela máquina. Essas moedas voltaram a ser introduzidas, mas foram friccionadas antes: de cem, houve até cinco que voltaram a sair.
Friccionar ou não as moedas, tanto faz!
Se uma moeda é ou não aceite, depende do material e do diâmetro da mesma.
Através de um sistema de bobinas, é produzido na máquina um campo magnético. Uma vez que uma moeda é constituída por metal, ela altera esse mesmo campo durante o seu trajecto. Com esta alteração, o material introduzido pode ser determinado. A cada moeda introduzida, a máquina transmite ao todo nove valores de medida a um computador: os oito valores das bobinas, que verificam a moeda por via electromagnética e o diâmetro da própria. O testador da moeda não distingue entre friccionada e não friccionada, se a moeda se encontrar em bom estado e não for falsa, ela é aceite. Pode acontecer a moeda voltar a sair, porque o testador tem uma regulação muito sensível que, de vez em quando, rejeita uma moeda verdadeira. A moeda torna a sair e é imediatamente accionado em nós o reflexo de a friccionar e ao tornar a introduzi-la, ela é logo aceite!
Podíamos ter atirado a moeda ao ar antes de a voltar a colocar na ranhura e aí passaríamos a atirar sempre a moeda ao ar...
Friccionada ou não, atirada ao ar ou não, na maioria dos casos, a máquina automática aceita a moeda à segunda ou terceira tentativa.
Não sejam Inácios ;)


You May Also Like

5 comentários

  1. Eu é mais máquinas de chocolates. E garanto-te, a malta que frequenta essas máquinas, não é dada a fricções! ;)

    ResponderEliminar
  2. se fosse só na maquina de tabaco há uma serie de coisas que todos ou quase fazemos e que parecem que resulta, rodar os isqueiros e abanar , aquecer as pontas das canetas com o hálito para escreverem, acho que as pessoas são muito dadas a essas coisas, a minha mãe é a rainha das mezinhas para dar certo! se eu te contasse........

    ResponderEliminar
  3. Eu prefiro ser Inácio e continuar a ver stre......eeerrrr......a friccionar moedas, mas não na máquina do tabaco :P

    ResponderEliminar