Maquilhagem sem exageros



                                                     ( Imagem retirada da Internet)

Vemos cada vez mais sites de beleza e tutoriais no Youtube. Muitos são óptimos, muitos são bons, muitos são maus e muitos, mas mesmo muitos, tentam incutir-nos a ideia do "tenho que ter". Só que o "tenho que ter" é uma coisa diferente todas as semanas!
Lembro-me do que tinha na minha gaveta de maquilhagem quando era adolescente: uma máscara de pestanas, um eyeliner e um gloss. Aos poucos e muito recentemente fui aprendendo mais, a descobrir como me maquilhar e até tirei um curso.
Hoje em dia, o marketing é poderoso e assalta-nos massivamente para nos convencer a comprar sempre mais.
Primeiro veio o BB Cream, que passou a produto essencial num piscar de olhos. Logo depois ganhou a companhia do CC Cream e, de seguida, do DD Cream. Mais parece que estamos a falar de copas de soutiens. Nunca senti necessidade de usar nenhum deles, para mim, a base continua a chegar-me. Depois veio a febre dos primers, que adoro e uso muito, pois o tempo não perdoa. E a massificação actual em torno dos Kits de contorno? Até enjoa. Parecem todas saídas de um show de Drag Queens. Brevemente virá a geração Blur: uma nova textura de bases e cremes que prometem " desfocar" as imperfeições.... parecem novidades bombásticas, não é? Mas não são!
Por isso, antes de te atirares na última tendência de beleza, que tal usares o que já tens até ao fim?
É uma tentação testar produtos e efeitos novos, mas é realmente impossível acompanhar o mercado de hoje. Depois daquele boom de bases mate, vieram as bases com efeito luminoso. Precisas de comprar uma nova? Não. Basta misturares umas gotinhas de hidratante ou óleo facial na que já tens e a tua base mate fica luminosa e mais leve. Precisas de um kit de retoque de sobrancelhas ou aquela sombra camurça que tens na gaveta dá o mesmo efeito? Um batom opaco pode ficar brilhante quando usado com um gloss. Se aplicares com o dedo e misturares com o mesmo gloss, ele fica com pinta de stain, aquela boca manchada que se vê nos desfiles internacionais. Um batom nude sempre dá um bom blush cremoso e uma sombra champanhe, se for transparente, funciona como iluminador.
O ideal é não repetires produtos e pensares no que realmente vais usar. Quantas vezes vais usar um produto durante a sua validade? Acabamos por meter um monte de coisas fora porque estragam antes de acabar, por isso, eu não compro mais sombras!
Este ano decidi comprar menos e aproveitar mais: só compro produtos novos, depois de acabar com os antigos. É importante também ter em mente que muitas vezes acompanhamos tutoriais no Youtube de profissionais, que ganham muitos produtos ou que precisam comprar novidades para testar.
Não precisas de ter copos e mais copos de pincéis, para tentares alcançar a colecção de alguém que trabalha nisso há anos. Vale lembrar que alguns dos maiores maquilhadores do mundo preferem usar os dedos mesmo, pois gostam de aquecer o produto e pressioná-lo na pele fazendo com que o produto se ajuste e se funda melhor. É porreiro ter pincéis? É. Mas se não tiveres, não vem mal ao mundo.
Isto não é uma reivindicação para se deixar de comprar maquilhagem, afinal de contas, quem resiste a um batonzinho novo ou a uma máscara de pestanas? Not me.
O importante, porém, é levar em consideração o que já tens e a vida real. Saberes o que tens e usares antes de saíres na loucura para comprar mais.
A carteira agradece e a pachorra também ;)


You May Also Like

2 comentários

  1. O consumismo nos nossos dias... ainda há poucos dias parti um frasco com a base que mais usava, pensei ir logo a correr comprar outra por ser a minha favorita. Mas depois de olhar para a minha coleção lá encontrei uma que também não desgosto e é o que vou usar até chegar ao fim. Afinal essas coisas também não são assim tão baratas.

    ResponderEliminar