Sobre as amizades entre mulheres





"Enquanto os homens são capazes de machucar o meu corpo, as mulheres têm o poder de destruir a minha alma."
É com esta frase que a autora americana Kelly Vallen inicia o livro "Twisted Sisterhood". Muita tinta já correu a narrar a complexidade das relações entre mulheres: o que elas pensam sobre a convivência com as amigas, colegas e conhecidas e os efeitos devastadores que comportamentos impróprios são capazes de produzir. Quem já anda neste mundo há muito tempo, já percebeu que o que se vê está longe de ser um mundo cor de rosa, onde todas se respeitam, se apoiam e se unem. Aliás,se formos dotadas de alguma inteligência ( sim, não é preciso muita ), os contos de fadas que nos lêem na infância já nos advertem daquilo que vamos viver no futuro! Senão vejamos, a história da Cinderela, que teve de gramar com duas irmãs malvadas e invejosas. Agora pensem.
Já me decepcionei com algumas amigas, amigas que me partiram o coração mais que qualquer namorado que tive, mas embora cada vez tenha mais o pé atrás com amigas, continuo a acreditar na amizade sincera entre duas mulheres.
Do mesmo modo, também sei que as mulheres podem e muitas vezes são muito cruéis umas com as outras, em determinadas situações, como quando sentem ciúmes, inveja ou se sentem ameaçadas. Também há aquelas que "emprenham" pelos ouvidos e acabam por assimilar calúnias como verdades absolutas.
Essa crueldade gratuita deixa marcas emocionais de lenta cicatrização e mudam-nos para sempre. É cada vez mais frequente perceber que as mulheres competem por tudo, a diferença é que algumas jogam limpo e outras não.
O que as move a comportarem-se de forma tão pouco digna? Inveja, ciúme, competição.... no geral, as amizades correm bem até que uma se sinta ameaçada pela outra. Aí, está o caldo entornado e vale tudo.
Descobri há relativamente pouco tempo o que é ser julgada por mulheres, falarem mal de mim nas minhas costas, criarem uma rede de intrigas completamente fora da realidade, só para terem o prazer de me transformarem em "persona non grata". Embora falar mal, fofocar, sejam comportamentos comuns entre mulheres, que agem assim desde meninas, não é nada agradável quando somos nós o alvo e é muito mais chocante e marcante quando isso acontece já na fase adulta.
O pior de tudo é quando temos uma grande intimidade com alguém, quando confiamos em mulheres disfarçadas de amigas e elas se aproveitam dessa intimidade em beneficio próprio - é o lado mais dissimulado e mais cruel de uma relação e que pode mesmo destruir todos os alicerces que fomos construindo ao longo da vida.
Isso tudo para que? Se sentirem superiores por um momento?
Nada justifica golpes baixos e desengane-se quem pensa que com a maturidade, as relações tendem a se tornar mais éticas. Tretas. Acho que ainda são piores, pois a malvadez passa a ser mais elaborada e requintada.
Quem tem uma amiga de verdade, tem um tesouro incalculável!

You May Also Like

2 comentários

  1. muito triste quando a podridão humana, invade a nossa vida, eu por acaso não posso dizer muito sobre as mulheres em geral,há algumas em particular com quem é muito dificil lidar, mas trabalho mais com homens, uns completos chorões e tão intriguistas ou mais que as mulheres, eu ultimamente tenho-me questionado mais, acerca do fundo negro humano, é em todo o lado, até no alentejo que pensava que as pessoas eram boas, bem me enganei, o ideal é não esperar nada e pronto!

    ResponderEliminar
  2. Tem um tesouro incalculável e (infelizmente) muito difícil de encontrar. Também já tive a minha quota parte de "cobrinhas venenosas", mas aprendi que "aquilo que não nos destrói, fortalece".
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar