Aquele abrir de olhos



Suponho que já tenha acontecido a todos nós - aquele momento de repentina clareza, como se andássemos de olhos fechados e, subitamente, se abriram para o mundo!
Por alguma razão, aquela pessoa que é habitualmente querida, atenciosa e de confiança mostra-nos que afinal não é assim tão querida. nem atenciosa e muito menos, de confiança.
Inesperadamente, essa pessoa tem uma atitude ou diz alguma coisa que não condiz com o expectável, deixando-nos com a pulga atrás da orelha.
Depois a coisa passa e a pessoa continua a ser querida, atenciosa e, aparentemente, de confiança. Só que, aquela situação fica na cabeça a martelar, a martelar - alguma coisa não está a bater certo.
Como o ser humano tem muita necessidade de se expressar e desabafar as suas suspeitas, contamos a peripécia a alguém que nos diz que não é nada, que estamos a ser maldosos e que é uma injustiça aquilo que estamos a pensar. Mas eu sou daquelas pessoas que quando tem macaquinhos no sótão, deixa-os por lá mesmo e ninguém me demove das minhas suspeitas.
A partir daí a atenção aos detalhes é redobrada, não escapa nada à devida detecção de lacunas.
Só o tempo nos esclarece se foi um equivoco ou, pelo contrário, as nossas suspeitas afinal têm fundamento. Não há nada como o tempo para descobrir carecas, mas como se costuma dizer: "onde há fumo, há fogo"!
Eis que um dia, o Universo nos presenteia com provas de que, afinal, as nossas suspeitas estavam correctas. Aqueles que nos disseram que estávamos a ser injustos e maldosos, fazendo-nos ficar com dúvidas e remorsos, vêm dar-nos razão. É que, muitas vezes, nós é que passamos a ser os maus da fita e a sofrer as consequências... por muito que a verdade venha à superfície, ninguém nos retira o sentimento de descrédito. E como é que se fica?
Fica-se entre o alivio e a revolta!
Tantas dissertações à volta das atitudes das pessoas e dos seus motivos, sempre a tentar arranjar uma desculpa, quando o mais simples e acertado é fazer o teste do pato: "Se parece com um pato, nada como um pato e grasna como um pato então, provavelmente, é um pato."

You May Also Like

1 comentários

  1. Adorei a frase do pato! Ahahah Eu também sou assim, podem tentar acalmar-me as ideias mas se eu tenho macaquinhos no sótão, é por lá que eles continuam. Beijinhos*

    ResponderEliminar