Preparar a casa para o Inverno



Nos dias que correm e cada vez mais, em que tudo acontece à velocidade da luz, procuramos equilíbrio para nos sentirmos bem e saudáveis.
Segundo o Feng Shui, este equilíbrio trata-se da harmonia entre os fenómenos Yin e Yang. Neste caso, o Inverno é um fenómeno Yin e, como tal, para estarmos em equilíbrio com esta estação necessitamos de uma alimentação, roupas, estilo de vida e ambiente mais Yang. Para mantermos o equilíbrio, o nosso estilo de vida e os nossos lares não podem ter excesso de energia.
Podemos comparar o nosso estado com o de uma planta, em que ela se recolhe no Inverno para se desenvolver na Primavera. Assim, também nós o devemos fazer - entrar num processo interno de recolhimento, introspecção, em que definimos o que queremos e por onde pretendemos seguir para, tal como uma planta, irrompermos na Primavera em direcção aos nossos sonhos, metas e objectivos!
Para ajudar neste processo, podemos alterar a disposição e a decoração da nossa casa, tornando-a mais acolhedora e criando recantos confortáveis que convidem ao descanso, leitura e introspecção.


Sofia Lobo Cera, consultora profissional de Feng Shui dá-nos algumas dicas simples para preparar a nossa casa para o Inverno:

- É sempre necessário introduzir alguma energia dentro de casa, caso contrário esta vai estagnar, não estimulando a regeneração. Devemos, portanto, continuar a arejar a casa e a deixar o sol entrar. A não ser que esteja a chover a potes e muito vento, as janelas devem ser abertas, nem que seja por breves minutos, para fazer o ar circular.

- Nos cantos onde a energia pode ser mais lenta ou até estar estagnada, pode-se optar por situar aí os recantos acima referidos ou colocar algo que dê movimento como plantas, relógios ou uma iluminação mais forte e activa.

- Introduzir tons quentes na decoração como os tons terra, encarnados e laranjas traz a energia Yang necessária ao equilíbrio.
O Inverno é aconchego, o crepitar da lareira, o cheiro a bolo a fazer no forno, o convívio com os amigos em casa, serões à volta da lareira, etc... tudo isso contribui para uma excelente energização do ambiente, balanceando com momentos de introspecção e de recolhimento.

- As refeições deverão ser mais pesadas, à base de carne, feijão, grão e frutos secos, pois contrabalançam com os dias frios e húmidos, aconchegando o corpo.

- A maioria de nós passa muito tempo dentro de edificios fechados e com pouco ou nenhum contacto com o sol e a natureza, sendo que estes elementos são cruciais para a nossa saúde e bem estar. O Inverno não é desculpa para se fecharem dentro de casa, embora dê vontade, sair de casa e usufruir do contacto com a natureza é muito importante e faz muito bem.
Às vezes, apanhar ar fresco na cara é tudo o que precisamos para conseguirmos respirar de novo e continuar.

You May Also Like

0 comentários