Burnout ou combustão completa em português é uma síndrome descoberta nos EUA, por Herbert Freudenberger em 1974.
Esta patologia cerebral é entendida como estado de exaustão, fadiga ou frustração provenientes de um uso desgastante de energia e recursos. É considerado uma doença profissional devido à relação directa entre o emprego e a fadiga.
Os sintomas são a exaustão física e mental, a diminuição de rendimento no trabalho, a diminuição nas relações interpessoais e o distanciamento.
Uma pessoa em Burnout tem a sensação de desgaste físico e mental e sente a diminuição das suas capacidades. Pode ter queixas físicas, tais como dores e tensão muscular e, no foro mental, ter pouca paciência com os outros e falta de vontade de conviver.
Os actuais estilos de vida como o excesso de trabalho e de responsabilidades, o pouco tempo de lazer, a diminuição de sono,são apontados como causas de Burnout, assim como factores de personalidade como a competitividade, o perfeccionismo, a baixa tolerância e a frustração.
As pessoas mais afectadas por esta patologia são mulheres entre os 30 e os 40 anos. Acho que sou uma delas, então hoje não está mesmo nada fácil...
Como dar a volta por cima?
Temos de conhecer os nossos limites e aprender a dizer "não" a muita coisa. Relaxar e descansar são palavras de ordem e cruciais para o nosso corpo. Em último caso, devemos procurar um médico e adverte-lo dos nossos sintomas.
Agora ide para o sofá, vá! Eu também queria ir :\
0 comentários