Back to Basics.... Ou Será Que Não?





Todas as semanas vejo no noticiário alguma reportagem sobre alguém que decidiu trocar a cidade pelo campo.
É o tão proclamado Back to Basics, ou como se diz em português, de volta às raízes.
Essas pessoas, supostamente, fartaram-se de viver numa sociedade de consumo e tecnologia e decidiram deixar tudo para trás e viver "só com o essencial".
Segundo o meu entendimento da coisa ( que não é aprofundado ), vão de armas e bagagens para locais isolados da civilização e lá vivem sem tecnologia e passam os dias a plantar e colher o que comem e a tratar dos animais.
Mas será que é mesmo assim? Será que há mesmo quem consiga fazer disso o seu estilo de vida? E se é assim, como é que a comunicação social lhes chega? Não será mais uma publicidade enganosa?
Eu acho isso tudo muito giro e não me importava de passar um fim de semana nessas condições, mas mais do que isso, confesso, seria tortura. Mais, acho que no nosso país, que ainda é tão ruralizado, nem faz muito sentido!
No meu ponto de vista, penso ser mais uma tendência que alguns decidiram adoptar do estrangeiro. E isto porquê? Só há muito pouco tempo, comparando com os EUA e até outros países europeus, é que andamos nisto da sociedade do consumo. A maior parte dos portugueses, os mais velhos que até são a maioria segundo as estatísticas, recorda muito bem o tempo sem escolhas, o tempo em que éramos um país mais pobre ( sim, ainda mais pobre ), com menos educação e recursos e menos tudo. Os meus pais falam muito sobre esse tempo. Portanto, acho que estamos mais que bem servidos de Basics.
Tendo em conta que estamos a atravessar uma fase de crise que nunca chega ao fim, o que nós queremos é olhar para o futuro e não para o passado, aspiramos por uma vida melhor, uma vida digital com tudo o que ela tem para oferecer. Numa altura em que transportamos toda a nossa vida no telemóvel, será possível abdicar dele sem sofrer uma "ressaca" monumental?
Se há quem não quer voltar ao passado, de forma alguma, somos nós, mulheres!
Por acaso há por aqui alguma mulher com vontade de lavar a roupa à mão? E as que têm Bimbys, alguma quererá ver-se livre dela? Então e varrer a casa com a vassoura? Alguém por aí?
Pois.... Bem me parecia.

You May Also Like

0 comentários