Pilates





Pilates é um método de treino correctivo neuromuscular criado por Joseph Pilates, um técnico de saúde que devido aos seus problemas de saúde, nomeadamente a febre reumática, criou esta técnica para melhorar a sua condição física.
Tratando-se de devolver equilíbrio através de uma consciência corporal, é uma disciplina de corpo - mente, que combina mobilidade articular com força, flexibilidade, alinhamento e respiração. Concebida para tornar o corpo mais forte e eficiente, centra-se especialmente nos músculos que rodeiam o corpo.
Trabalho há muitos anos atrás de uma secretária e ultimamente tenho-me apercebido, até porque as dores intensas que sinto nas costas me fizeram "acordar", que o meu corpo tem vindo a encolher-se, qual corcunda de Notre Dame.




Já me tinham falado sobre os benefícios de praticar Pilates: trabalha os músculos posturais, estabilizando a coluna de forma a corrigir a postura, minimizando tensões e ajudando a dissipar o stress.

Sempre achei esta actividade uma tremenda "seca". Pessoalmente irrita-me tudo o que seja, de uma forma ou de outra, denominado de "zen". As músicas com sons de golfinhos, os movimentos vagarosos..... Enfim. Bah!
Tendo em conta que precisava mesmo de fazer algo quanto à minha coluna torta, cedi e fui fazer uma aula.... e outra.... e inscrevi-me.
Posso dizer que nos dias seguintes andei à rasca :)  É calmo, é calmo, mas puxa bem pelo corpo!


Já fui a algumas aulas e a verdade é que, embora possa ser muito bom para o corpo, a minha mente continua a não "amar" esta modalidade e a não sentir nenhuma diferença física a não ser mais cansaço ainda!
Agora é continuar para futuramente ficar com melhor postura.
Será que consigo? Dêem- me lá força que a preguiça impera neste ser!!!


You May Also Like

2 comentários