Como identificar uma amizade tóxica



Li algures que pessoas com pais separados, conseguem identificar com maior facilidade pessoas desleais. Porquê? Porque são mais observadoras e conhecem bem os comportamentos de quem tenta enganar.
Essa característica ou habilidade é usada em vários tipos de relações, como por exemplo, os amigos tóxicos.
As amizades desempenham um papel vital no nosso bem-estar físico e emocional. No entanto, é preciso saber reconhecer os bons e os maus amigos. As mulheres são, geralmente, mais propensas a atrair relacionamentos tóxicos.
Pessoas tóxicas podem arruinar por completo a nossa auto-estima e inundar a nossa vida de emoções negativas. Fazem-nos sentir insegurança, revolta, medo, culpa, entre outros e igualmente destrutivos.
A pergunta que se coloca é a seguinte: por que razão mantemos uma relação que nos faz mal, quando podemos ter outras positivas?
Frequentemente, em amizades tóxicas, existe uma fase de sedução, onde o "tóxico" procura extrair o máximo de informação e mostra altos níveis de interesse e simpatia. São pessoas encantadoras e causam boa impressão, só que, não mostram empatia pelos outros e não sentem remorsos pelas consequências dos seus actos.
Criam algum tipo de dependência, por exemplo, tentando estar presentes nos momentos importantes, recorrendo ao mesmo tempo a boatos, intrigas e difamações. Mostram-se indiferentes ao magoar ou maltratar alguém e culpam os outros. São pessoas que carregam consigo a manipulação, o julgamento, a critica, a exigência, a competição, o ciume e a inveja. Como tal, é só isso que têm para oferecer aos outros.
Já alguma vez te sentiste tensa com alguém que quase nem conheces? O nosso instinto avisa-nos logo que não é pessoa para criar laços, mas, normalmente, temos tendência a dar o beneficio da duvida e depois vemo-nos num labirinto difícil de voltar a sair. Ficamos a pensar se fizemos alguma coisa de errado para essa pessoa se transformar, pois era tão nossa amiga.... não se iludam, nunca foi!
Está provado que pessoas tóxicas podem tirar-nos a saúde e já temos tanta coisa a tratar disso, não precisamos de mais.
Se começarem a desconfiar ou a estranhar certas atitudes, abandonem o barco antes que se afunde.

You May Also Like

8 comentários

  1. Por acaso penso que tenho um sexto sentido para estas pessoas, consigo perceber normalmente quem é ou não de confiança ou quem nos vai prejudicar.

    Marli, do My Own Anatomy ♥

    ResponderEliminar
  2. Realmente sou filha de pais separados e a verdade é que já por várias vezes me apercebi quase de imediato que aquela determinada pessoa não era de confiança :)

    Beijinho

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ;) Às vezes basta estarmos mais carentes para não nos apercebermos. Nem sempre consigo ver à primeira. Beijinho

      Eliminar
  3. Por isso mesmo é que sidero que só devemos confiar nas pessoas quando nos dão motivos para tal!
    http://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão é que elas dão-te motivos para confiares.... mas depois!!!!!

      Eliminar
  4. Tive uma amiga muito tóxica durante alguns anos, assim que a minha vida mudou (para melhor) começaram as confusões, em vez de ficar feliz por mim, quase que me infernizou a vida...

    ResponderEliminar