Perfumes que usei durante o ano


Sou aficionada por perfumes. O olfacto é um dos sentidos mais poderosos que possuímos e o único que não está sujeito à aprovação do nosso lado racional. Os aromas vão directamente para o coração, distinguindo lá, categoricamente, entre atracção e menosprezo, nojo e prazer, amor e ódio. Têm uma reacção inteiramente emocional, sobre a qual não temos qualquer controlo.
Recordamos 35% do que cheiramos contra 5% do que vemos, 2% do que ouvimos e apenas 1% do que tocamos!
Tudo leva a crer que uma das razões para o suicídio de Michael Hutchence (vocalista dos INXS) esteja relacionada com a perda do olfacto. Cerca de metade do sabor é cheiro. Cheirar é sempre sentir emoções e só por isso, o valor de cada aroma, de cada perfume que usamos é incalculável.
Hoje vou falar-vos um pouco dos perfumes que usei durante o ano:

Oxigene, Lanvin
Um dos meus perfumes da adolescência, lançado no ano 2000 (quem diria, há 17 anos atrás). Um floral aquático assinado por Alberto Morillas, com pimenta branca indiana e bergamota, gardénia, leite e rosa, almíscar, sândalo branco e íris. Tem tanto de fresco e apaixonante como a juventude. Voltar a sentir o seu aroma, foi voltar a memórias já esquecidas pelo tempo. Continua a ser tão maravilhoso como no primeiro dia em que o coloquei. Quero mais!

Paco, Paco Rabanne
Ainda antes de usar o perfume anterior, usei o Paco - uma das referências da marca Paco Rabanne. Um perfume unisexo lançado em 1995, é um dos melhores perfumes para usar nas estações mais quentes. Enquanto todos os outros usavam o também icónico CK One de Calvin Klein, eu usava o Paco. Embora goste dos dois, sempre achei o Paco mais marcante, talvez mais ácido, devido às notas de lima de amalfi, mandarina e pinho, as suas notas altas. Um maravilhoso cítrico complementado com almíscar, sândalo e cedro. Continua a ser um perfume de eleição que me transporta para dias felizes da minha adolescência. É fantástico.

Paradiso, Roberto Cavalli
Este já é um cheiro actual, lançado em 2015. É um floral amadeirado almiscarado com notas cítricas, tangerina e bergamota, jasmim, pinheiro, cipestre e louro. Um aroma forte e quente, óptimo para usar em dias frios.

Posses, Oriflame
Além de ter uma embalagem muito bonita, este perfume personifica a sensualidade de Cleópatra. É um perfume oriental envolto em notas de Ylang Ylang, com um aroma sofisticado e intenso.

Goldea, Bulgari
Oriental floral, assinado por Alberto Morillas. Dá para perceber o padrão?
Com notas de almíscar, bergamota, flor de laranjeira e framboesa com Ylang Ylang, jasmim, âmbar, patchouli e papiro. É inegável a classe deste perfume, mas não passou à lista de favoritos.

Omnia Crystalline, Bulgari
Mais fresco e leve que o anterior, é um perfume floral amadeirado almiscarado, que cheira a Primavera. Com notas de lótus e tangerina, lírio florentino, sândalo e almíscar, tem um aroma suave que me remete a uma cama acabada de fazer. Gostei. É tranquilo e muito diferente do que costumo usar. Foi prenda de uma amiga.

Olympéa, Paco Rabanne
Não hajam dúvidas que esta marca sabe fazer perfumes. Adoro este perfume. É, sem dúvida, um favorito. É mais um oriental floral com notas de tangerina verde, jasmim aquático, flor de gengibre, baunilha e sal, sândalo e madeira de cashmere. É de um aroma tão potente que até "levanta mortos". É daqueles perfumes que uso em qualquer estação, fica sempre bem.

The One, Dolce & Gabbana
É o meu xodozinho. Como sou apaixonada por este perfume. Uso-o desde que foi lançado (2006), nunca falha na minha prateleira.
Como é óbvio, é mais um oriental floral, claro está!
Com notas de lichia, tangerina, pêssego e bergamota, lírio, ameixa, jasmim e lírio-do-vale, âmbar, almíscar, baunilha e vetiver. Muito sensual, muito delicioso.

Memories Daydreaming In A Hammock, Oriflame
Foi o perfume que me acompanhou nas férias de Verão, pois todo ele chama por dias de sol e praia. É uma fragrância floral aquática, com o delicado aroma oceânico do cascalone e o abraço fresco do leite de coco.
É uma maravilha e é para estar sempre a borrifar. Ah, como adoro o Verão!

E assim vos descrevo o meu ano de 2017 em aromas. Quase era um por mês, o que até fazia sentido. Sabiam que todos os meses, as nossas células olfactivas são renovadas? Ou seja, temos um "nariz novo" a cada 28 dias. Não é fabuloso?

You May Also Like

3 comentários

  1. Ao contrário de ti, sou muito sensível aos perfumes e não gosto de quase nenhum. Só gosto dos da Natura de frutos, que já nem se vendem em Portugal.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu enjoo com os perfumes frutados :)
      Acho que consegues arranjar por catálogo. Beijinhos

      Eliminar
    2. Tenho de ver então :)
      P.S. Enviei-te um email :)

      Eliminar