­

Animais Nocturnos



Um filme de Tom Ford, baseado num romance contemporâneo de Austin Wright.
Ultimamente, tenho adormecido em quase todos os filmes que vejo, mas neste não: é avassalador, uma espécie de filme noir que conta uma história dentro de outra história. É impossível ficar indiferente e não nos deixar atordoados.


A história começa com o relato da vida de Susan ( Amy Adams ), supostamente a personagem principal do filme.


Supostamente porquê? Porque a certa altura da sua vida, o ex-marido entra novamente em cena, enviando-lhe um livro que escreveu. O livro que ela nunca acreditou que ele escrevesse.


Intitulado " Nocturnal Animals ", o livro narra a história de um homem que, numa viagem de carro com a mulher e a filha, é interceptado por um gangue de bullys, resultando num final arrepiante.


Tanto o ex-marido como o homem do livro, são interpretados por Jake Gyllenhaal. No meu ponto de vista, uma interpretação soberba.


O livro é dedicado a Susan, que o abandonou para casar com um homem rico ( Armie Hammer ) que a trata com indiferença e não a faz feliz.


Susan começa então a ler o livro e enquanto o vai lendo, relembra-se da vida com o ex-marido.


O que torna a história envolvente é perceber que, o livro é um estado de espírito. Conta o que Susan fez o seu ex-marido sentir, quando o abandonou!


No desenrolar da leitura, é visível a volta de sentimentos de Susan para com o seu ex-marido. Provavelmente, seria mesmo essa a intenção dele ao enviar-lhe o livro, como se lhe estivesse a dizer que continua preso ao passado e à sua traição.


O final do filme é absolutamente fantástico, pois faz-nos perceber a realidade das nossas acções, mostrando-nos que as nossas decisões têm consequenciais sobre a nossa vida e a nossa felicidade.
Um filme obrigatório.



You May Also Like

4 comentários

  1. O filme tem por base um livro.
    Pareceu-me que serão também histórias de vingança de actos terríveis, o personagem do livro vinga a morte da mulher e da filha, o escritor do livro vinga-se da traição e aborto levando a ex-mulher a confrontar-se com o vazio da sua vida.

    ResponderEliminar
  2. Ainda não vi mas estou ansiosinha por lhe pousar a vista em cima! :)

    ResponderEliminar