5 tópicos que não são coerentes na decoração


Alguma vez te perguntaste porque é que as divisões da tua casa parecem não fluir?  Ou porque passares da cozinha para a sala te dá a impressão de estares noutra casa?
Hoje partilho 5 tópicos que não são coerentes na decoração. Vamos melhorar a nossa casa?


1. Não tens uma palete de cores definida
Escolher uma palete de cores para a casa é essencial para criar um ambiente coerente. Sem isso, as divisões não irão fluir entre si e a confusão instala-se. Este tópico é ainda mais importante quando as casas têm espaços abertos, como a minha. Mesmo em divisões com portas fechadas, uma mudança súbita nas cores é estranho.
Escolhe cores neutras ( brancos, cremes, beijes e cinzentos ) e mistura com uma ou duas tonalidades da mesma paleta de cores. Depois, adiciona entre 3 a 5 cores que gostas para contrastar. Na minha casa, por exemplo, usei o branco e o preto e depois adicionei o prateado, o dourado, o vermelho e o amarelo.
Não penses nas tendências, porque elas passam. Escolhe cores que realmente gostes muito, pois irás comprometer-te com elas pela tua casa.

2. Não usaste a madeira, o metal ou elementos neutros de forma consistente
As misturas de materiais podem e devem ser usadas, desde que apareçam várias vezes e aparentem ser intencionais. Mas, para não haver erro, escolhe um e mantém-no como o material dominante na divisão. Podes depois trabalhar com os subtons desse elemento para complementar.

3. Não tens um estilo definido
Em termos de decoração, muitas pessoas não têm o sentido do seu estilo pessoal. O resultado é uma decoração sem coerência, que reflecte incerteza nas escolhas do design.
Sou, particularmente, contra a um só estilo decorativo. As casas com mais personalidade, são aquelas que contêm uma mistura harmoniosa de vários estilos. A minha preferência vai para o moderno e o vintage com linhas quadradas e trabalho a partir dessa minha escolha. Tudo o resto, é bonito, mas não se enquadra.

4. És escrava das tendências
Com tantas coisas bonitas e inspiradoras que vamos vendo em todo o lado, é fácil cair na tentação de querer tudo o que é tendência. É preciso pensar bem, antes de aplicar uma tendência na nossa casa: resulta? é harmonioso? combina com o que já existe? vai cansar?
Daqui a nada, essa tendência poderá estar completamente fora de moda, mas o que investiste nela, nunca mais recuperas.

5. Não decoraste com objectivo
Olha para a divisão e percebe como queres que esse espaço resulte. A sala será um espaço só para adultos e para relaxar? Ou também irá ser usada por crianças? Ou como espaço de trabalho em casa? A sala de jantar será usada todos os dias ou esporadicamente?
Assim poderás ficar com consciência do que realmente precisas e qual o tipo de mobiliário que será mais funcional e eficiente para o espaço em questão. Se os espaços não funcionarem, a tua casa não será confortável, coerente e não irá de encontro às tuas necessidades.


Gostaram dos tópicos? Vão metê-los em prática?
Se tiverem alguma dúvida ou questão, comentem abaixo ou mandem mail.

You May Also Like

1 comentários

  1. Gostei imenso deste post porque muitas vezes não nos lembramos de harmonizar a casa como um todo o sim de divisão por divisão. O que pode ser perfeitamente o objectivo mas depois se não há elementos de ligação falta a fluidez como dizes.

    ResponderEliminar