Lua de Mel - Riviera de Antália - a cidade


Situada no sul da Turquia, Antália é conhecida pelo seu clima ameno ( que para mim é mais pro escaldante ), pelas suas praias e pelo seu património histórico.
É também conhecida como a capital do turismo da Turquia e o ponto de entrada para a Riviera Turca e para muitos locais de interesse histórico. Esta zona é cercada por montanhas e banhada pelo mar mediterrâneo, com mais de 700 kms de praias. A água do mar não é daquela cor cristalina dos lugares paradisíacos, mas normalmente ronda os 29º e a areia mais parece terra.


O mal de ficar num lugar só durante uma semana, é que, das duas uma, ou se aproveita a praia e o que o hotel tem para oferecer ou anda-se sempre em excursões.


Decidimos ir conhecer o centro de Antália num Domingo à tarde, com um calor infernal, que quase me dava o badagaio!


O centro de Antália tem tanto de belo como de estranho... E isto porquê?


As pessoas são do mais esquisito que há e nunca se sabe o que está por trás daqueles olhares manhosos.
Não são, de todo, o povo mais caloroso para com os turistas.


A cidade de Antália tem um porto antigo ainda com as muralhas romanas. É um lugar belíssimo que nos transporta para o filme " Os Piratas das Caraíbas" e eu ainda fui presenteada com um tiroteio entre donos de barcos ( suponho ). Só me apercebi da situação quando vi os empregados dos bares e restaurantes a lançar a bandeja e fugir, aí lá fui eu, a bater com os calcanhares no cú e a enfiar-me numa ruela qualquer à espera de passar a nuvem... foi uma emoção e um susto do caraças vá. Obrigada turcos pela adrenalina.







Nessa mesma cidade tem muitas ruas de comércio e casas tradicionais. Também tem muitas "casas" de jóias, que foi uma coisa que não entendi lá muito bem, mas segundo o empregado (?) de uma dessas "casas", a Turquia é a maior exportadora de jóias do mundo e são todas feitas à mão, bla, bla, bla e de repente, no mesmo edifício, já estava num bazar de "cangalhada"!



Nas ruas haviam muitos vendedores de gelados que ficavam presos numas varas de metal e que eles faziam coisas aos turistas, assim tipo, passar com o gelado nas partes íntimas da malta. Escusado será dizer, que embora uma corajosa tenha comido um e dito que o sabor era maravilhoso, não fui capaz de provar nenhum.


Ao final da tarde fomos assistir à queda de água de Karpuzkaldiran, onde o rio Duden desagua no mediterrâneo. Ora, todo o meu objectivo nesta excursão era o de ir à queda de água, que eu achava que eram quedas e não queda e que podia ir lá para perto, quem sabe, meter a mona debaixo de água. Que desilusão quando lá cheguei já quase morta!





Fomos jantar a um restaurante onde comemos coisas muito fracas e um kebab extremamente picante. Enquanto isso, nesse mesmo restaurante estava a decorrer uma cerimónia de circuncisão ( não perguntem ) e um casamento.


Nessa altura já estava desesperada para voltar para o hotel, mas ainda tivemos de ir gramar com esculturas de areia.


Escusado será dizer o estado ao qual cheguei ao hotel e ainda tinha uma festa para ir que não queria faltar.
As minhas alergias adoraram este dia, mas eu também gostei :)

Nota: As fotos estão sem qualquer edição, saíram assim da máquina fotográfica ( só para perceberem a beleza da coisa, malditos turcos ).

You May Also Like

5 comentários

  1. Olá Sandra,

    antes de mais obrigada por ter passado no nosso blogue. Também concordo consigo. Chegar à praia e encontrar o sossego é do melhor que há. Muitas das vezes quando vamos a Aveiro, aquilo enche tanto que as pessoas quase estão em cima de nós, as crianças a ginchar e a joga à bola quase debaixo do nosso chapéu.
    Estão aqui fotos tão bonitas. Já tinha ouvido falar bastante deste destino mas nunca me deu grande curiosidade em conhecer. Estas fotografias despertaram-me algum interesse. Obrigada pela partilha.

    Bom fim-de-semana
    http://blogmacaecanela.blogspot.pt/

    ResponderEliminar