Hoje é o dia do meu aniversário!

Hoje faço 34 anos!
Segundo os antropólogos, o hábito de festejar os aniversários começou no ano 3000a.c., no antigo Egipto, prática que foi logo adoptada pelos gregos. Mas o festejos eram apenas para os seres superiores, faraós e Deuses. Só com os romanos é que foi chegando ao comum dos mortais, que neste caso seriam o imperador, a sua família e senadores. No inicio do cristianismo esse hábito foi abolido por ter origens pagãs. Mais tarde, já no século IV a Igreja começa a comemorar o nascimento de Cristo, o Natal e assim ressurge o costume que pouco a pouco se tornou universal de comemorarmos o nosso aniversário e o de quem gostamos!
O que realmente fazemos quando sopramos as velas do nosso bolo? Estamos só a repetir um acto de uma tradição antiga, como quando os gregos pagavam tributo à Deusa da Lua com um bolo redondo a simbolizá-la e as velas a representarem o seu reflexo? Ou estaremos a dar-nos um tributo a nós próprios?
Quando o fazemos, fazemos por "todas as pessoas" que já fomos.
Quando sopro as velas sou a miúda, a mulher que, todos os dias se transforma e tenta ter mais coragem do que a que tem.
Por muito que um patinho feio se transforme em cisne, a menina assustada que foi está lá quando a mulher  sopra as velas. Está lá se foi amada ou não, está lá com cada ilusão e desilusão que teve. Está lá a responsabilidade de ser melhor, maior ( não para os lados, por favor), mais tolerante, mais culta e sábia. Senão.... é apenas mais um ano que passou.
Marilyn Monroe, uma mulher também de signo Gémeos, citou: " Ás vezes penso que seria mais fácil evitar a velhice, morrendo jovem, mas depois tu nunca completarias a tua vida, não é? Então, tu nunca te conhecerias por completo."
Ela não se chegou a conhecer por completo, a vida foi-lhe tirada ( sim, acho que ela foi assassinada. um gémeos gosta demasiado da vida para se suicidar), mas eu quero conseguir conhecer-me por completo, com todos os receios que a velhice me traz e com toda a responsabilidade que daí advém. Não há viagem mais rica do que a que fazemos em nós próprios.
Parabéns a mim por mais um ano de vida, de auto-conhecimento e de aprendizagem. Clap! Clap! :)


You May Also Like

4 comentários