O meu sonho é dar a volta ao mundo


" Viajar é a única coisa que podes comprar e que te torna mais rico"!

                                                                 ( Deserto do Sahara, Tunísia )

O bichinho da aventura e do conhecimento manifestou-se em mim, desde muito cedo. Não importava se era de bicicleta, carro, avião ou apenas um livro. Não há melhor sensação para mim do que fazer a mala para ir para algum lugar novo.
Sou inquieta. Como tal, abraço qualquer oportunidade de sair de casa e ir "para o mundo". Esta inquietude, esta sede de conhecer foram adquiridos ainda antes de saber ler e escrever. Lembro-me de, com apenas 5 anos de idade, estar à porta de casa a ver os meninos a irem para a escola e a pedir à minha mãe para ir para a escola também. Eu queria aprender e, mais tarde, ansiava por ser independente.
Quando finalmente fui para a escola, ganhei um apetite voraz por livros, graças à minha professora e à sua filha que ia às nossas aulas ler um livro para nós. Ainda me lembro do titulo e foi o meu primeiro livro; " Flor de Mel". Esse livro continua na minha estante, é muito especial para mim, marcou-me!
Foi assim que descobri a paixão das folhas e letras, do seu cheiro, da infinidade de coisas que abordam e das quais ninguém fala, de como nos fazem viajar sem sair do lugar, imaginar e abrir horizontes.
Tenho a certeza que foi esse hábito que me deu terra fértil para a minha mente crescer, me abriu para um mundo fantástico onde eu poderia ir e me fez ver que a vida não era só aquilo que eu experimentava no meu dia a dia e que era tão pouco para mim.
As horas voavam enquanto eu devorava, página a página, cada livro novo, vivendo na minha cabeça, a vida dos personagens e os mundos distantes aos quais eu queria ir.

( Pirâmides de Giza, Egipto )

Há lições de vida que só as viagens nos proporcionam. Uma das mais valiosas é aprender que a nossa forma de viver e as nossas regras, que para muitos são tão preciosas, na verdade são meramente aleatórias e simples acidentes da cultura em que nascemos. Há tantas formas de viver e nenhuma delas está errada. Sair da nossa zona de conforto mostra-nos outras verdades, outras formas de viver e de ver a vida. E a maneira como nós vivemos a nossa, vai depender das nossas escolhas pessoais e estão directamente ligadas à abertura da nossa mente. Faz-nos perceber que, embora às vezes nos sintamos seres estranhos no meio de todo o resto das pessoas que nos rodeiam, não quer dizer que estamos errados. Só somos diferentes. As expectativas que a nossa sociedade nos impõe, valem o que valem. Não valem nada num mundo tão diverso.
Tudo se resume a uma palavra: Liberdade!
Neste momento, vivemos tempos difíceis e de terror. Confesso que tenho medo de viajar e de me acontecer alguma coisa. Mesmo assim, o mundo está carregado de lugares mágicos que valem a pena conhecer.

( extinta Janela Azul, Malta )

" Viajaremos até onde for possível, mas não conseguiremos, durante uma vida, ver tudo o que gostaríamos ou aprender tudo o que desejamos saber."
                                                                                             L.Eiseley

( pôr do sol em Antália, Turquia )

You May Also Like

0 comentários