Tenho horror a quem se vangloria



Deus me livre de gente autorreferente!
Confesso que me dá uma certa urticaria com pessoas que começam uma frase com "eu isto, eu aquilo, eu fiz isto, eu fiz aquilo, eu sou muito boa pessoa, mas...." como quem tenta desviar a atenção aos verdadeiros actos e intenções.
Tenho alergia a pessoas que estão constantemente a enaltecer os seus feitos, como que a provar que são fantásticas. Gente que não perde a oportunidade de mostrar altruísmo fingido, que está sempre disponível para ajudar, demasiado disponível. Gente que anuncia o quanto defende os fracos e oprimidos...
Quem é correcto, não precisa de o dizer!
Tenho horror a quem se presta a elogiar os próprios feitos. Gente assim só pode ser ressabiada e sedenta de atenção. Ridículo.
É verdade que qualquer um tem o direito de exaltar as suas qualidades, mas gente boa de verdade não precisa de propaganda.
Discursos dispensam-se e, no fim, o que contam são as acções.
Quem faz o bem, não o faz por reconhecimento, faz porque sente que o deve fazer. Está na sua natureza. Já quem precisa tanto de mostrar os seus feitos aos outros não é uma pessoa virtuosa ou confiável. Só está a tentar mascarar a sua falta de chá.


You May Also Like

2 comentários

  1. É verdade mas quem não se apercebe do seu valor também é mau. nem 8 nem 80.
    Adorei o post!
    beijinhos
    http://eyeelement.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Estou contigo, dispenso ouvir esse tipo de "discursos". Principalmente quando conheço bem as pessoas e sei perfeitamente o que fazem ou fizeram!

    ResponderEliminar