DIY: Restaurar uma caixa de madeira antiga


Gosto de decorar e adoro misturar objectos novos com antigos, e transformar um objecto velho num bonito, transmite-me tranquilidade e satisfação.


Trouxe esta caixa de uma adega antiga e sem uso. Ela estava lá, no meio do lixo, deixada lá a apodrecer, há não sei quantos anos. Olhei para ela e achei-a tão bonita, com um grande potencial para ficar com um ar moderno, depois de a limpar e lhe dar uma actualização.
O primeiro passo foi tirar-lhe as peças, limpá-las e limpar a caixa.
Limpei a caixa só com um pano molhado e repeti até ficar bem limpa e sem nenhum resíduo. As peças foram limpas com uma mistela com vinagre,já não me lembro o que foi, mas vi no youtube e resultou. As peças ficaram como novas, senão tinha de comprar outras e eu queria mesmo era manter as originais.



Depois de limpa e seca,pintei-a toda de preto com tinta em spray.


De seguida, decidi dar-lhe um aspecto marmoreado...
O aspecto marmoreado consegue-se aplicando fios de tinta branca e depois, com um pano ou uma esponjinha humedecida, vai-se esbatendo os fios. Não me lembrei de registar esse passo para vocês. Big fail! A tinta que usei para este processo foi uma de pintar paredes que andava lá por casa.
No final apliquei um pouco de verniz mate em spray, por toda a caixa e voltei a colocar-lhe as peças, já limpas e como novas.



A caixa ganhou uma nova vida e é peça de destaque numa das minhas estantes no salão lá de casa. Além de decorar, também serve para guardar aquelas bugigangas que nunca sabemos onde meter.



Espero que tenham gostado e que vos incentive a fazer o mesmo aí em casa, pois há muita coisa que acabamos por meter ao lixo e que pode voltar a ser uma peça bonita. É muito gratificante olharmos para as coisas que temos e sabermos que fomos nós que fizemos aquilo, que dedicámos tempo e afeição e acaba por ser uma peça exclusiva, só nossa.

You May Also Like

5 comentários