A dieta do ADN




Depois dos 30 anos, parece que até o ar que respiramos faz engordar. Sim, estou na luta. Não é que esteja gorda, o meu peso é o normal para a minha estatura, o meu problema é mais complicado.
Tenho as pernas e os braços finos, tenho peito grande e a minha barriga não pára de crescer e eu não estou grávida. Sofro de prisão de ventre, retenção de líquidos, má circulação e tenho umas quantas intolerâncias que ainda ando a descobrir.
Desde que me mentalizei que tinha de ser e comecei a fazer exercício físico, sinto-me cada vez mais "cheia". Ou seja, não estou a ter os resultados pretendidos.
Perder peso num curto espaço de tempo não é difícil, difícil é conseguir mantê-lo.
Acredita-se que a solução para esse problema se encontra no ADN. São muitos os factores genéticos implicados no peso que temos e o ADN pode ser a resposta para que o exercício funcione melhor em alguns casos e não funcione de todo noutros, ou até, para perceber por que razão as pessoas respondem de forma diferente a um mesmo tipo de alimento.
Esta conclusão é baseada nas últimas descobertas que ligam o genoma ao controlo dos impulsos que nos levam a comer, à capacidade de acumular massa gorda e à forma como cada individuo metaboliza o que ingere.
Prevê-se que, daqui a cinco anos, os dados obtidos através de uma simples recolha de saliva - associados às informações retiradas de sensores que registam a actividade física, o stress, a dieta e factores ambientais - possam ser introduzidos num computador para que um algoritmo elabore recomendações especificas para cada paciente. Desta forma, cada individuo conseguirá perder peso efectivamente.
Este programa, além de ajudar a escolher os alimentos certos, vai também evidenciar que tipo de exercício será mais eficaz para cada pessoa.
Não há um gene da obesidade, mas vários e é a forma como interagem entre si que dita a sentença do peso, da sua perda e a sua manutenção.
Conclusão: espera-se que daqui a cinco anos seja possível prescrever dietas totalmente personalizadas, tendo em conta a genética de cada um e o seu comportamento, ajudando pessoas com peso a mais e obesos a fazerem uma dieta eficaz.
Até lá, a luta continua!






You May Also Like

8 comentários