Objectivo: Um Guarda-Roupa funcional



Estou no processo (há tempo demais já) de fazer uma limpeza geral no closet. Como se deve fazer, pelo menos uma vez por ano.
Sinto que estou numa fase de recomeço ou transição (sabe-se lá bem o quê) - a minha filha já tem um ano e preciso, desesperadamente, de mudar. Comecei pela cor do meu cabelo. Com isso, achei que era uma boa altura para transformar a minha casa num lugar mais fluido e menos perigoso para um bebé que começa agora a dar os primeiros passos e a querer mexer em tudo. Assim como é a oportunidade de redescobrir o meu guarda-roupa e reconstruir o meu estilo, de forma consciente e própria para esta nova etapa na vida.
Passei um bom bocado longe dele - mães recentes vão entender. As tarefas que a maternidade traz, não dão espaço para mais nada. Então se a criança for descendente do Belzebu como a minha, o que a gente quer mesmo é dormir um bocado.
Volvidos dois anos desta experiência de gravidez e maternidade, quis dar uma de Marie Kondo!
Começando pela parte mais difícil do processo, que é esvaziar todos os armários de roupas e, além de fazer uma selecção rigorosa do que fica e do que vai, a ideia é organizar de forma mais prática para não perder tempo à procura das coisas.

Há semanas que estou empancada nisto!!! Socorro.

Desta vez, decidi começar pelas roupas interiores e, a partir daí, seguir para o resto. Também é conforme as coisas estão dispostas no meu closet. Primeiro gavetas e depois as roupas penduradas, seguindo os seguintes tópicos:

- Roupas desbotadas, com borbotos ou buracos, que não têm arranjo
Se as roupas se encontram nesse estado é porque foram usadas muitas vezes e já cumpriram a sua função. Certamente foram muito queridas, mas agora dão mau ar. Chegou a hora da despedida.

- Cores
Não é que eu seja uma pessoa de muitas cores, que não sou, mas há cores que nos favorecem e outras nem por isso.
O uso das cores tem muita importância na nossa aparência, dependendo do nosso tom de pele e cor de cabelo. Onde conseguimos ver bem as cores que nos favorecem é nas fotografias - as fotografias não mentem!

- Forma/Modelo
Serve? Está apertado ou muito largo? O corte favorece-me?
O corpo muda (então depois de uma gravidez é inevitável), os gostos e desejos também.
Portanto, é altura de desapegar daquelas peças que, embora estejam novas, já não nos servem pelos motivos atrás referidos.

- Estilo
Sinto-me bem com esta roupa? Combina com a minha maneira de ser?
Se não, adeus!

- Praticabilidade
Esta roupa serve para a vida que tenho agora?
Confesso que tenho algumas que, embora saiba que provavelmente nunca mais irei usar, são demasiado especiais para me desfazer delas. Mas isso não pode ser regra, o armário precisa de espaço para coisas novas e que irei usar.

O que fazer com as peças que saíram do armário? Uma parte vai para a reciclagem (podem entregá-las na H&M e agora também na C&A), outra para doação e as melhores serão postas à venda no Facebook da Madame. Passem por lá. Pode ser que encontrem coisas que gostam a um preço simpático.




You May Also Like

0 comentários