Destralhar está na moda



De uma necessidade, passou a tendência.
A arrumação, organização e limpeza são hoje uma tendência, muito devido a pessoas como Marie Kondo ou Sally Walford (entre outras que sigo no Youtube).
Ao contrário da imagem de perfeição passada pelas influencers de moda, que já começam a cansar, as cleanfluencers (são assim chamadas nas redes sociais) apresentam uma realidade comum à qual todos nos identificamos. Afinal, quem não tem uma casa em pantanas? Então quando temos crianças, é inevitável.
Falando por mim e pele que sinto, viver uma vida livre de tralha e desarrumação é muito importante para a nossa (minha) saúde mental. Eu sei, estou sempre a dizer isto. Mas é verdade!
Chegámos a um ponto em que tudo é descartável e isso é exaustivo. Está na hora de manter a longevidade e qualidade das coisas que possuímos, como já foi outrora. Daí eu andar a insistir no tema reciclar, reutilizar e dar uma nova vida às nossas coisas.
Destralhar não é fácil e requer muita força mental, mas a boa noticia é que, assim que começamos o processo e criamos um sistema, fazêmo-lo quase automaticamente. No fim, é muito compensador. Em vez de passarmos o nosso tempo livre a limpar ou à procura de coisas, passamos mais tempo com a família e os amigos, a aproveitar a vida.
Vale ou não vale a pena?
A vantagem de dar um sitio próprio a cada objecto é, também, evitar a duplicação e, consequentemente, gastos desnecessários.
Supostamente, só vestimos 20% das roupas que possuímos e um truque infalível para saber quais são é virar os cabides todos na mesma direcção. À medida que a roupa é usada e lavada, viramos o cabide no sentido contrário. Ao fim de algum tempo, fica evidente aquela que nunca sai do armário.... Interessante, não?
Por acaso nunca o fiz, mas vou fazer por curiosidade.
Arrumar para mim, é terapêutico e sinto mesmo necessidade de o fazer. Além do espaço e tempo ganho, está provado que manter uma casa arrumada faz bem, já que o contrário está associado a depressão e cansaço. E é verdade, quando uma pessoa está deprimida ou muito cansada, não quer fazer nada.
Todos beneficiamos com momentos de detox ou reset, em todos os campos da vida, não só na arrumação da casa. Nesses momentos, conseguimos diferenciar o acessório do significativo, fazendo-nos sentir mais leves e melhor connosco próprios e isso, é da maior importância para a nossa felicidade.

You May Also Like

0 comentários