O mito de estar sempre "na boa"




Há muito boa gente que nos estraga o dia!
Não preciso exemplificar como, cada um com as suas dores, pois certos comentários infelizes têm o poder de, em segundos, nos fazerem ficar mal.
Parece que é nossa "obrigação" dar um sorriso amarelo e fingir que nada nos afecta. Isto, se não quisermos que gozem com a nossa cara ou ainda, que se sintam ofendidos por reagirmos!!!
Fomos ensinadas a fingir que não sentimos nada ou "não percebemos" quando alguém é desagradável (ou uma total besta quadrada) connosco. Se damos a entender que não gostamos de certo comentário, levamos logo com um: "Ai que florzinha de estufa que és"; "Estás muito sensível"; "Estás com o período?"; "Era só uma brincadeira...". Ou seja, o insulto continua, mais não seja à nossa inteligência.
Durante algum tempo, quase me convenci que seria mesmo assim. Quis acreditar que nada tão superficial teria a capacidade de me fazer sentir mal. Uma tentativa de pôr os sentimentos de lado, em vez de dar um "murro na mesa" e mostrar o meu desagrado. Deixei-me disso. Percebi que, sempre que finjo que não me afecta, todo o meu dia (ou dias) se torna num calvário.
Pois bem, cansei de estar sempre "na boa"!
A sensibilidade foi imposta, historicamente, como uma característica feminina. Culpar alguém de estar "muito sensível" é como que impor à pessoa o que ela deve ou não sentir.
Resumindo: torna uma característica positiva, num defeito.
Aparentemente, todos concordaram que é ridículo parecer demasiado alguma coisa: excitado, feliz, zangado, tocado, ofendido, whatever.
Assim que alguém te acusa de estares muito sensível e tu a aceitas como uma falha pessoal tua, estás a abrir precedentes à manipulação e à falta de respeito. Não finjas que está tudo bem, quando não está. Não tens de agir como se nada do que te digam, te magoe. Não tens de disfarçar, quando estás a ferver por dentro. Ignorar coisas desagradáveis, não as faz desaparecer. Acumulam. Um dia o saco enche!
Essa não tem de ser a tua responsabilidade. Às vezes, uma resposta à altura é bem melhor que uma reputação intacta.

You May Also Like

0 comentários