Não te F*das - Aquele excerto




Há uns meses atrás, andei a ler este livro. Engoli-o, noite após noite, lutando contra o sono para conseguir continuar a ler mais uma página.
Enquanto o lia, ia-me lembrando da minha vida, de situações f*didas pelas quais ando a passar e outras coisas que tais, que não fazia mal nenhum mudar. Até sonhei com algumas...
Sou daquelas que vai sublinhando as partes que considero mais relevantes e interessantes para mim, as quais vos irei transcrever agora por forma a fazer sentido para vocês também.
"Claro que vais lidar com situações que aparentemente não consegues controlar. Podes até enfrentar circunstâncias trágicas, como uma deficiência, uma doença ou a morte de um ente querido. Mas há sempre algo que podes fazer para alterar essas circunstâncias, mesmo que as vivas há anos e não vislumbres uma solução.
Porém, primeiro, precisas de estar determinado. Em primeiro ligar, tens de aceitar que, embora haja coisas que não controlas que aconteceram na tua vida, és 100% responsável pelo que fazes depois desses acontecimentos. Sempre, todas as vezes, não há desculpas.


A nossa sociedade criou uma corrida tão desvairada para ser o mais rico, o mais esperto, o mais belo, o mais bem vestido, o mais engraçado ou o mais forte, que às vezes perdemos a capacidade de sermos apenas nós próprios, livres para respirar vida e escolhermos o nosso caminho, em vez de carregar o fardo das expectativas sociais e familiares.
Quais são as consequências disso?
Bem, com certeza, uma série de seres humanos desiludidos e insatisfeitos.


Nunca vais concretizar o teu verdadeiro potencial se estiveres preso ao que os outros pensam. Podias transformar a tua vida de um dia para o outro se abandonasses a noção de que as opiniões dos outros têm importância. A vida continua, com muitas ou poucas opiniões.
Isto não quer dizer que devas largar tudo para ser um sociopata descarado, que ignora totalmente o que os outros pensam. Mas, se queres vencer, tens de estar disposto a ser julgado pelos outros, e não deixar que isso te afecte. Para chegares à verdadeira grandeza, terás de aceitar que algumas pessoas vão achar que estás iludido, ou que és um idiota, ou que estás armado em moralista.
Quem tem medo do julgamento, de parecer tonto ou estúpido, está parado, tem um pé pregado ao chão (...).


Os indivíduos verdadeiramente grandiosos são-no precisamente porque aprenderam a viver esses sentimentos ignorando a inclinação de agir segundo eles. Não é que estas pessoas nunca duvidem de si próprias ou que nunca queiram preguiçar ou evitar uma determinada situação. Não é que sintam sempre "vontade" de fazer o que deviam. Elas concentram-se e focam-se. 
É difícil ter uma palavra sobre o que pensamos, quanto mais controlá-lo. Sobretudo porque, nem sequer estamos cientes da maioria das coisas que pensamos. Depois há aqueles pensamentos do costume que te aparecem na cabeça dia sim, dia não. Pensamentos de não ter valor, de ser julgado, de não pertencer ao grupo ou de falta de competência. Tudo isto enquanto trabalhas, pagas as tuas contas, vais à mercearia ou conduzes o carro!
Por muito que tentes, é inevitável que tenhas um pensamento negativo esporádico. Talvez mais do que esporádico. Talvez todos os dias. Talvez centenas de vezes por dia.
Vais ter dias em que não queres sair da cama, não queres ir trabalhar, não queres saber das tuas responsabilidades. Mas fazes tudo na mesma. Todos os dias te envolves em actividades que não tens vontade de fazer. Isso quer dizer que já tens um músculo para ter pensamentos e agir independentemente deles.
Não tens de sentir que hoje é o teu dia, tens apenas de agir como se fosse. 
Se ficarmos sentados à espera de ficar com o humor ideal, nunca saímos do sitio e assim se passa a vida, à espera de sentir ou pensar de uma maneira diferente. Embora a inspiração ou a motivação possam aparecer de vez em quando, são amigas com as quais não se pode contar, e não se pode ficar à espera que apareçam sempre que precisamos delas.


Transformas a tua vida quando fazes, não quando pensas fazer. Os pensamentos sem acção não passam disso, pensamentos, e os teus pensamentos negativos sobre ti próprio, sobre os outros ou sobre as tuas circunstâncias não terão impacto no teu sucesso, desde que os deixes no seu lugar."







You May Also Like

0 comentários