­

Tudo arrumadinho



Primavera é altura de arrumações em casa. Lembro-me como se fosse hoje, a minha mãe a fazer arrumações em casa antes da Páscoa, para receber o Padre. São aquelas memórias de infância que nos trazem nostalgia e, talvez, me tenha influenciado a fazer o mesmo (embora não receba o padre em casa).
Como na Primavera não está calor para passar os dias na praia (agora não é bem assim), nem frio para andar embrulhada em mantas pela casa feito zombie (será?), nada melhor que dar aquela arrumação mais profunda às coisas que vamos acumulando.
Mesmo com a minha filha/carrapato sempre a pedir atenção, vou aproveitando os fins de semana para ir organizando algumas coisas cá por casa e sabe Deus o quanto esta casa está a precisar (e a minha sanidade mental também). Antes de iniciar esta tarefa hercúlea, comecei por olhar à minha volta e pensar em fazer algumas alterações que aumentem o espaço de arrumação, pois agora há mais uma pessoa a acumular coisas. Por exemplo: aumentar o número de varões, prateleiras e gavetas. A parte pior é reunir todas as peças de roupa, malas, acessórios e sapatos e pôr em prática três etapas de organização:

1. SELECÇÃO
Seleccionar e dividir as coisas em cinco categorias: guardar, doar, vender, arranjar e meter fora.

2. CATEGORIZAÇÃO
Separar as peças por secção - partes de cima, vestidos, calças, saias, meias, roupa interior, acessórios, whatever. Será como convier melhor a cada um de vocês.

3. EXECUÇÃO
Arrumar tudo o que se salvou por cores ou uso. O melhor é começar pelo que é de pendurar e depois passar às gavetas, prateleiras e, por fim, os acessórios, malas e sapatos.

Algumas dicas preciosas
- pendurar calças, saias, vestidos, blusas e casacos.
- seguir um padrão: das cores mais escuras às mais claras ou vice versa, assim como das peças mais compridas às mais curtas.
- usar cabides iguais e todos virados para dentro dá harmonia ao roupeiro e é visualmente, muito mais agradável e menos confuso.
- caixas de organização dentro das gavetas ou separadores são o santo Graal da arrumação. Não dispenso.
- usar caixas à parte para guardar peças sazonais como cachecóis, gorros, luvas, biquínis, etc.
- as prateleiras são óptimas para repousar as malas, os sapatos e peças mais volumosas e não se devem pendurar como as malhas e casacos de lã ou calças de ganga.


Como é? Vamos arrumar?





You May Also Like

0 comentários