DIY: reformar uma cadeira


Hoje vou mostrar-vos a reforma que decidi fazer numa cadeira que me foi oferecida. A cadeira estava em bom estado, mas não se inseria na decoração da minha casa. Já ando há imenso tempo à procura de um cadeirão para meter no corredor onde pus a minha mesa meia-lua (aqui), mas tudo o que tenho encontrado está a um preço inconcebível, para ainda gastar mais a restaurar. Assim sendo, esta cadeira vai fazer o seu lugar.
Eis a cadeira:




Antigamente, eram usadas estas cadeiras para os quartos e era num quarto que ela estava até agora.
Este trabalho não foi nada fácil, pôs a minha paciência à prova muitas vezes. Chego a pensar que o antigo dono, que suponho, já tenha falecido, tinha uma grande ligação com ela e não queria que eu a transformasse. Andei meses de volta dela, tudo corria mal. Tive de inventar várias vezes para dar a volta à questão, pois eu sou perfeccionista, tenho pouca tolerância a falhas!
A minha intenção com esta cadeira foi ambiciosa. Decidi fazer eu própria todo o trabalho: pintar e estofar. Queria experimentar para ver como me saía. Já lá vamos...

Material necessário:
- lixas
- tesoura
- tintas de cor à escolha
- tecido
- cola quente
- agrafador e agrafos
- martelo
- pioneses

Começamos por retirar todo o estofado da cadeira, até ficarmos só com o "esqueleto"....



O passo seguinte é lixar tudo, para remover o verniz e prepará-la para receber a tinta nova:


Depois de lixar, ela tem de ser limpa para retirar as impurezas e os pós que podem ter ficado depositados. Esses pós interferem na pintura, podendo danificá-la. Portanto, é imprescindível fazer isso antes de pintar. A seguir, começamos a pintar ao nosso gosto. Inicialmente, eu queria que ela fosse toda branca, mas por alguma razão desconhecida, a tinta estava sempre a estragar-se. Até que pensei em pintá-la em duas cores.



Pintar uma peça em duas cores, requer muita astucia e paciência, assim como, proteger bem as partes que não são para pintar de modo a não transferir cores para sitios que não queremos. Aqui, começou a minha batalha. Demorei meses a conseguir fazer alguma coisa aceitável. Há madeiras mais difíceis que outras e produtos também. Foi um tal de fazer e refazer. No fim, não ficou perfeito, mas a paciência esgotou-se e como está, não está muito mal. Tenho fé que com o tempo fique melhor. Eu gosto de como as peças "envelhecem", acho que ficam mais bonitas e cheias de personalidade.

Chegámos à parte de estofar a cadeira....


Encontrei este tecido no Ikea. Era tudo o que eu procurava. Adorei o padrão e foi super barato: paguei cerca de 9€ por um tecido com 150x300. Não se encontra disto em mais lado nenhum. A sério. Ainda dá para fazer um vestido ou whatever :)


Começamos pela parte das costas, que é a mais difícil e porque tem mesmo de ser assim... Aproveitei a esponja antiga, pois ainda não descobri onde posso comprar novas. Depois foi só forrar as esponjas com o tecido, deixando sempre uma pequena margem a mais.


A seguir foi a vez da parte do assento. Essa é facílima de fazer!
E... Voilá. Cadeira pronta.




E colocada no seu novo lugar:



O tapete rosa, é para dar destaque ao resto e dar um apontamento de cor. Este foi comprado na loja dos chineses e é tãããããããããooooooo fofinho. Adoro.




Agora só falta mesmo um candeeiro de pé para esta divisão estar pronta. Além de ser um espaço de passagem para outras divisões, poderá ser um bonito cantinho de leitura.



O que acham?

You May Also Like

4 comentários

  1. OH MEU DEUS ! a cadeira ficou magnifica , adoro os detalhes , adoro como colocaste a decoração ! adoro adoro adoro !
    Beijinhos ♡ O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
  2. Ficou ótima, e fica lindamente no espaço que está :)

    Parabéns!
    Beijinho*

    ResponderEliminar