Feng Shui para iniciados
Nunca fui supersticiosa, nem nunca me interessei por conhecimentos ancestrais que nos dizem para fazer assim ou assado, por forma a harmonizar a nossa vida ou os nossos sentimentos/pensamentos.
Quando comprei o meu carro, as coisas mudaram....
Logo no primeiro mês, tive um grande acidente que me destruiu a parte lateral do carro, no lugar do condutor. Não sei como, a mim não me aconteceu nada, além de um coração partido. Foi sucedendo ao longo dos anos - todos os anos tinha vários acidentes, até chegar ao ponto de quase não conseguir fazer um seguro. Um dia, uma amiga disse-me para meter no carro um saco de alecrim e arruda!
Às vezes, no desespero, tendemos a acreditar em soluções milagrosas, e foi assim que fiz o que ela me aconselhou. Mal não iria fazer. A verdade é que, nunca mais tive nenhum acidente.
A partir daí, comecei a acreditar que realmente, algumas coisas, pensamentos e atitudes podem, de facto, mudar a nossa maneira de estar no mundo.
Aconteceu algo parecido com a minha casa - desde que a vi, a desejei, e agora vivo lá e não me sinto bem. Estranho? Sim.
Entre as várias soluções para me sentir bem em minha casa, interessei-me pelo conceito do Feng Shui, cujo lema é "a tua casa é a extensão de quem tu és"!
Muito resumidamente, o Feng Shui distingue nove áreas da nossa vida: amor, fama, relacionamento, carreira, saúde, crianças e criatividade, viagens e pessoas e família e conhecimento. Cada área tem um espaço correspondente, um elemento, uma emoção e uma cor. Por exemplo, o Hall de entrada está ligado à carreira e deve ser decorado com elementos de água e com cores que inspirem e tragam sabedoria, mas a interpretação exacta varia consoante a pessoa.
Complexo? Sim. Ou talvez não, porque chegas a uma altura em que tudo faz sentido na tua cabeça.
Quando se trata de optimizar a energia na casa, existem algumas maneiras simples de começar e até já foram referidas aqui no blog, noutras publicações:
1. Livrar-se da tralha
Para adicionar, é preciso subtrair primeiro. Este é o primeiro passo para a busca da harmonia em casa e para a energia conseguir circular livremente. Os objectos que deixamos entrar na nossa casa, simbolizam o quê e quem permitimos que entre na nossa vida.
2. Organiza a tua mobília em posições dominantes
É recomendado que posiciones a tua mobília numa posição dominante. "Tê-las contra uma parede porque queres a parede nas tuas costas, para suporte" ( em inglês a frase faz mais sentido ). Ou seja, deves estar sempre numa posição onde consigas ver quem entra e sai. Intuitivamente já faço isso, pois dá a sensação de controle e protecção contra surpresas inesperadas.
Segundo o Feng Shui, o espaço dá uma sensação melhor assim, deixa a energia fluir e quando as coisas estão na posição correcta, sentimo-nos confortáveis e em paz.
3. Define espaços de energia
Nós não somos seres estáticos e também não o queremos ser. Às vezes queremos sentir-nos motivados ou criativos ou o que for. A nossa casa deve reflectir isso.
Muitas vezes, os espaços são construídos e organizados de forma a dispersar energia muito rapidamente, o que não é favorável. Por exemplo, há casas que têm escadarias em frente à porta da entrada, o que faz com que a energia se escape. Um truque para isso não acontecer é pendurar um quadro na parede acima, fazendo com que o olhar fique por ali e não se disperse.
4. Avalia os teus quadros
Dá uma vista de olhos nos quadros que escolheste para a tua casa e pergunta-te: Eles transmitem o tipo de energia que procuro trazer para a minha vida? Quando olhas para eles, fazem-te sentir motivado e feliz?
Certifica-te que todos os objectos que tens em casa falam contigo e te dizem o que precisas.
O Feng Shui é um processo longo, que envolve auto conhecimento e reflecte quem tu és. Estou empenhada em trabalhar com ele na minha casa e acho que estou a fazer um bom trabalho. Penso que, essencialmente, é um trabalho emocional.
Se estás num processo de mudança espiritual, é bem provável que quererás fazer algumas mudanças em casa também.
Mudar a casa pode ser o caminho para deixar o passado para trás...
Pensar naquilo que desejas e como queres metê-lo em prática é a parte mais importante do Feng Shui. Os seus benefícios estão no decorrer do processo, vais senti-lo.
Não ignores a intuição!
8 comentários
Achei um conceito giro, não conhecia mas nada como testar não é verdade?! :)
ResponderEliminarClaro :)
EliminarLembro de ver numa revista de decoração há uns 10 anos atrás sobre isso e passei a aplicar algumas dicas.
ResponderEliminarConfesso que só agora é que me comecei a interessar pelo assunto :)
EliminarJá tinha ouvido falar, depois deste post fiquei curiosa por saber mais :)
ResponderEliminarÉ muito interessante e acredito, verdadeiramente, no conceito. O ideal seria contratar um profissional, mas não sendo possível, a malta vai-se informando pela Internet e fazendo as coisas à sua maneira :) Beijinho
EliminarUm espelho no hall de entrada, de frenta para a porta tb é um bom principio de feng-shui.
ResponderEliminarPara quem tem parede em frente à porta :)
Eliminar