FOMO

Aqui entre nós, que ninguém nos ouve, acho que este mundo está perdido. Não sei se é da crise económica, da crise moral, não sei se é dos chineses ou o car.... Eu não sei!
Li há dias numa revista uma crónica sobre a FOMO. E o que é a FOMO, perguntam vocês? FOMO é, nada mais, nada menos, que uma "pancada" social (mais uma) que não tarda estará na lista das doenças da vida moderna. FOMO são as iniciais de Fear Of Missing Out. Quer dizer: Medo de estar a perder qualquer coisa, medo de estar fora da rede, medo de estar out...


Aplica-se a todos os que ficam angustiados, stressados por estarem temporariamente "desligados" das redes sociais, da net, dos smartphones, e por esse facto poderem estar a perder algo potencialmente relevante como um pedido de amizade de um desconhecido ou um post da "miss ordinária" que escreve algo tremendamente profundo a acompanhar mais uma foto do seu decote.
Quanto a vocês não sei, mas eu tenho cada vez menos vontade de estar com pessoas, de sair com elas. Por causa da FOMO ( e não só ), estou a transformar-me numa anti social!



Cenário: é sexta à noite, queres ir soltar a franga e enterrar a semana de trabalho. Combinas com alguns amigos e vão todos beber um copo a um bar da moda, chegam, pedem bebidas e tiram umas fotos para publicar no facebook e ainda fazem o check in numa aplicação qualquer para ninguém ter duvidas de onde vocês se encontram nesse preciso momento e depois ficam a noite toda a ver quem faz like ou comenta. Sounds familiar?
E conviver com as pessoas não? Falar, rir, dançar, aproveitar a companhia de alguém de carne e osso... Não. Ninguém quer saber disso.
Mas está tudo louco? Chegar a haver um anuncio em que dar a password da net é comparável a dar um anel de compromisso, é grave. Haver uma sigla que traduz Fear Of Missing Out, é grave.
Isto diz muito sobre o mundo em que vivemos, a tecnologia avançou, o homem regrediu. Não duvido nada que chegue o tempo em que seremos todos paus mandados das "máquinas" que criámos, tipo como num filme qualquer do Will Smith!!!


You May Also Like

3 comentários

  1. Tens toda a razao. Agira com a "coisa" dos smartphones, tablets e afins pior ainda... as pessoas hoje em dia estao juntas e nao conversam. Um minuto de tempo livre e vamos la ao facebook.
    Mais. Hoje em dia tiramos fotos ja a pensar que vai para o FB.

    No meu caso, tenho tentado não abusar do face e, aproveitar para respirar sem preocupaçoes de mais like menos like lol, e a mania FOMO é simplesmente, a meu ver, ridicula.

    ResponderEliminar
  2. Uma coisa que me irrita profundamente é sair com alguém e essa pessoa estar sempre agarrada à net no telemóvel. Hello, para isso ficavas em casa,não???

    ResponderEliminar