A que se deve o fenómeno da eletricidade estática?

Quantas de vocês já não se depararam com o cabelo no ar ou a apanhar choque a fechar a porta do carro?
Nestes últimos dias tenho andado assim, carregada de eletricidade estática! Hoje andei com um vestido completamente colado ao corpo e acreditem, ele não era suposto ficar assim :)
Mas afinal porque razão isso acontece?
A eletricidade estática é o fenómeno de acumulação de cargas elétricas, ela acontece com o processo de atrito entre materiais e manifesta-se em vários fenómenos que ocorrem no quotidiano, as vezes de forma inofensiva, outras nem por isso :\
As manifestações de eletricidade estática são observadas, principalmente, em locais secos. Ao manusear uma peça de lã sintética , por exemplo, é possível ouvir pequenos estalos que ocorrem em razão das descargas elétricas que acontecem entre os fios. Ao fechar a porta do carro é muito comum até visualizar pequenas faíscas. Outra situação bastante comum é, também, ficarmos com o cabelo no ar.
Existem algumas dicas que vos podem ajudar a lidar com os efeitos deste fenómeno:
1. Hidratar o cabelo. Cabelos hidratados são menos propensos a desenvolver eletricidade estática.
2. Humidificar o ambiente. Se necessário, usar humidificador para aumentar os níveis de humidade no ar.
3. Usar escovas de cerdas naturais e/ou um pente de madeira. Se secar o cabelo naturalmente não for opção, usar secador com ions, pois permite a retenção de humidade natural do cabelo. Usar creme anti-frizz nas pontas como prevenção.
4. Não arrastar os pés ao andar, principalmente sobre tapetes, pois essa ação pode aumentar a eletricidade estática do  corpo e consequentemente do cabelo.
5. Vestir roupas com tecidos macios e de fibra natural. Evitar chapéus e gorros de malha.


Gostaram? Comentem. Beijinhos*

You May Also Like

0 comentários