Vamos falar sobre cabelos?





Vamos falar sobre cabelos?
Não sei se conhecem o grupo do Facebook "Cronograma Capilar" que é tipo uma seita, a Igreja Universal do Reino de Deus dos cabelos!
Como o nome indica, este grupo fala sobre o cronograma capilar. O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos que intercala três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada etapa do cronograma capilar oferece uma solução específica para cabelos danificados por factores como poluição, incidência de raios solares, cloro da água, uso excessivo de ferramentas de calor, procedimentos químicos de coloração ou descoloração, entre outros. Isto é o básico, pois depois elas falam em muitas outras coisas que fazem aos cabelos, tipo - umectação, pre-poo, bla bla bla - que me transcendem completamente. Haja tempo e paciência.
O que eu acho mais graça é que até neste grupo há as "sabichonas, chicas espertas, professionals" da coisa que tratam mal pobres coitadas que, como eu, não percebem nada da coisa e não têm paciência para ir consultar a "Bíblia", logo vão pelo caminho mais curto que é perguntar. Adiante.
Fiz uma descoloração há 1 ano atrás e depois disso, uma série de asneirolas que não interessam nada, mas que fizeram com que o meu cabelo esteja ressentido como nunca. Trocando por miúdos: ele parece uma vassoura velha, não aceita a coloração, anda sempre cheio de frizz e as pontas, embora normais, parecem sempre espigadas.
Há umas semanas atrás, nas minhas navegações pelo Facebook, vi um testemunho com fotos de uma moça que estava a fazer o Cronograma Capilar há 1 mês e as diferenças no cabelo eram brutais ( por falar nisso, não tirei fotos ao meu). Então, fiz uma pesquisa básica e o teste para saber qual o cronograma adequado ao meu cabelo. Saiu-me este:



Se quiserem fazer o vosso, basta colocarem na pesquisa do Google que encontram, de certeza, um.
Depois do teste feito, é altura de seguir o cronograma destinado ao meu cabelo.
O primeiro passo foi passar no supermercado e trazer de toda a tralha para cabelo que tivesse os nomes Nutrição, Hidratação, Reconstrução. Só depois é que me elucidaram que os nomes nas embalagens não correspondiam às etapas em questão. Tínhamos de ler os ingredientes.
Depois de mais uma pesquisa, encontrei a descrição dos ingredientes...


Então, pesquisa feita, produtos comprados, vamos dar inicio ao cronograma capilar. De momento encontro-me na terceira semana, quase só a usar produtos de supermercado e a gastar o que já tinha antes (as coisas precisam de ser gastas, não há desperdício), só lavagem e máscara, nada de potenciar produtos com óleo de coco, de rícino ou whatever. O básico mesmo e com pouco tempo de actuação.
Conclusão: mesmo a "aldrabar", sim, o meu cabelo está melhor. As pontas, se não usar prancha de alisar continuam com um aspecto espigado, mas não tanto como antes. O cabelo está super macio ao toque ( estou a adorar a selecção que fiz das máscaras do supermercado, mesmo tendo sido às cegas) e o frizz praticamente desapareceu. Até a cor parece mais uniforme e bonita.
Portanto, para quem tiver tempo e paciência e fizer tudo direitinho, vai sim, melhorar muito o estado do seu cabelo sem ter de cortar. Pois, comigo, tem resultado. Mesmo aldrabando muito.
O meu conselho é, se querem muito que o vosso cabelo melhore, pesquisem o cronograma capilar adequado ao vosso tipo de cabelo e lancem-se nessa odisseia capilar.
Boa sorte e alguma dúvida que eu possa esclarecer, estão à vontade para contactar.
Bom fim de semana ;)



You May Also Like

1 comentários

  1. Nunca tinha ouvido falar deste cronograma capilar. A ideia pode ser boa (e o meu cabelo naturalmente agradecia), mas neste momento não me estou a ver a dedicar tanto tempo a ele :) . Mas já vivo há tempo suficiente para saber que não devo dizer "nunca", por isso, talvez um dia mude de ideias. Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar